Periodontia (Prevenção)

Periodontia é a especialidade da odontologia relacionada ao tratamento das gengivas.

Rapagem Supragengival (Limpeza)

Consiste na limpeza básica, onde é feita a remoção do tártaro visível, seguido da profilaxia e aplicação de fluor. Este procedimento pode ser realizado pelo Periodentista ou pelo Dentista Clínico Geral. A recomendação é que esse procedimento seja realizado a cada 6 meses.

Raspagem Subgengival

Esta é uma raspagem mais profunda, indicada quando há perda óssea significativa detectada na radiografia e mobilidade dentária. É feita a remoção do tátaro que não está visível, ou seja, que está coberto pela gengiva. Este procedimento é realizado pelo Periodentista e, ele é quem vai determinar a periodicidade do procedimento.

Gengivite é a inflamação da gengiva. Geralmente ocorre devido a uma escovação deficiente e/ou falta do fio dental ou seu uso incorreto. A consequência disso é dor na gengiva, sangramento, gengiva inchada e com coloração avermelhada. Para evitar que isso ocorra é recomendado realizar a limpeza no dentista de 6 em 6 meses.

Aumento de Coroa Clínica (A.C.C.)

É um procedimento cirúrgico onde é feita a remoção de parte da gengiva, porém com finalidade estética. Na maioria das vezes é realizado nos dentes anteriores, expondo mais os dentes, dando a impressão de dentes maiores e mais bonitos.

Dúvidas Frequentes:

Por que algumas pessoas têm mau hálito?

O mau hálito pode indicar algum problema no estômago ou na boca. Quando a origem do mau hálito é na boca, pode ser por inflamação na gengiva (gengivite) ou por algum fator retentivo na prótese que impossibilite uma correta higienização.

O que é Gengivite? Por que minha gengiva sangra?

É normal a gengiva sangrar na gravidez?

É muito comum ter gengivite, caracterizada pela inflamação e sangramento da gengiva, durante a gravidez, devido às alterações hormonais que acontecem após o segundo mês de gestação. Por esse motivo, se faz ainda mais importante a consulta e limpeza no dentista.