Cirurgia

Extração de Dentes Permanentes

As extrações podem ser indicadas por diversos motivos, como: cárie, fratura, doença periodontal, indicação ortodôntica, dentes supranumerários, dentes inclusos ou impactados, entre outras indicações.

Extração de Sisos

Na maioria das vezes a extração dos sisos é indicada por falta de espaço na arcada, inclinação do dente que impossibilite a erupção dentária ou cárie. O siso pode já ter erupcionado totalmente, estar incluso (ou seja, ainda nao erupcionou, tem gengiva e/ou osso cobrindo o dente) ou estar semi-incluso (parcialmente coberto por gengiva).

Exposição de Dentes Inclusos

Não é raro o dentista identificar a ausência de algum dente na arcada e, ao exame de radiográfico verificar que o paciente possui aquele dente, porém este encontra-se incluso. Nesses casos, deve ser feita uma avaliação da posição do dente, realizada pelo cirurgião e pelo ortodontista, decidindo pela exposição do dente incluso e posterior tracionamento ou extração deste elemento. 

Bichectomia

Considerado o procedimento mais procurado da atualidade, consiste na remoção de um tecido adiposo (gorduroso) localizado nas bochechas, chamado Bola de Bichat. A indicação principal é para aqueles pacientes que mordem as bochechas, pois diminui o tamanho intra-oral de tecido, mas como consequência obtemos melhores proporções estéticas faciais a medida que conseguimos afinar o terço médio/inferior da face, tem se tornado um procedimento de com indicação estética também. Este procedimento é realizado no consultório com anestesia local e, o acesso é intra-oral, não deixando cicatrizes.

Frenectomia

A Frenectomia é um procedimento cirúrgico simples realizado quando se deseja remover o freio labial ou lingual (Língua Presa). Em alguns casos o freio labial é responsável por manter os dentes separados, sendo a frenectomia indicada ainda durante o tratamento ortodôntico.