Estética

Restauração

É um material adesivo e estético utilizado em diversas situações, como: estética, cárie, troca de restauração de amálgama, fechamento de diastemas (espaços entre os dentes), correção de dentes conoides (dentes menores do que os normais, em forma de cone) ou fratura dentária. É um procedimento relativamente rápido e realizado em uma única consulta.

Clareamento

• Clareamento Caseiro – É realizado um molde para a confecção das placas de clareamento personalizadas, além disso o paciente recebe o gel de clareamento e as orientações do Dentista para realizar o tratamento em casa. Retornando ao consultório para as consultas de revisão e acompanhamento.

• Clareamento de Consultório ou a Laser – É realizado no consultório a aplicação de um gel de clareamento mais concentrado, sob a supervisão do dentista, a consulta leva em torno de 1 hora. Em cada consulta já é possível visualizar a diferença.

• Técnica Combinada – Associação do Clareamento Caseiro com o Clareamento a Laser, promove um resultado mais rápido e duradouro para o paciente.

• Clareamento Não Vital (ou Interno) – É o clareamento realizado em dentes que possuem o canal tratado, pois geralmente são mais escuros que os outros e não respondem da mesma forma ao Clareamento Caseiro ou a Laser.

Dúvidas Frequentes

É preciso evitar alguma bebida ou alimento durante o Clareamento?

Independente da técnica escolhida, o paciente é deve evitar alimentos com pigmentos fortes, como café, mate, açaí, vinho tinto e refrigerante a base de cola.

O Clareamento causa sensibilidade?

Durante o tratamento o paciente pode apresentar um aumento de sensibilidade, sendo assim, é recomendado o uso de pastas para sensibilidade por precaução, mas ao final do tratamento tudo volta ao normal.

Quem já tem sensibilidade pode fazer clareamento?

Sim. Antes do Clareamento o paciente deve ser avaliado para saber se a origem de sua sensibilidade é alguma cárie ou restauração desadaptada. Caso esteja tudo saudável e a sensibilidade seja causada por retração gengival e exposição leve da raiz, o paciente é orientado a fazer uso de produtos com dessensibilizantes antes, durante e após o clareamento.

Facetas ou Lentes de Contato Dentais

As Facetas ou Lentes de Contato Dentais são peças cerâmicas, cimentadas sobre os dentes naturais para corrigir forma, tamanho, espaço entre os dentes ou cor.

Qual a diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental?

Ambas são feitas de porcelana, porém a diferença é a espessura utilizada na confecção de cada uma delas. A lente de contato recebeu esse nome por ser tão fina, que chega a ser translucida, lembrando a lente de contato usada nos olhos. Nesse caso o desgaste necessário nos dentes é muito pequeno ou nenhum, sendo possível pequenas correções, como fechamento de espaços, aumento do comprimento, largura e arredondamento de ângulos. Já a faceta é mais espessa, sendo necessário desgastar mais o dente, consequentemente conseguimos maiores correções, como diastemas, dentes girados, desalinhados ou com comprometimento maior de cor.

É necessário algum tipo de manutenção nas facetas?

Como qualquer tipo de restauração, as facetas laminadas exigem reavaliação constante; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração.