Ortodontia

Aparelhos Ortodônticos Fixos

Aparelhos ortodônticos fixos são dispositivos colados aos dentes responsáveis pela movimentação dentária e consequente correção do posicionamento dos mesmos. Esses aparelhos são compostos por brackets, tubos e bandas (anéis), que suportam os arcos ou fios ortodônticos.

Os aparelhos ortodônticos fixos podem ser metálicos ou estéticos, sendo que esses dois tipos ainda podem ser convencionais ou autoligados. A seguir será descrito as diferenças entre eles.

O tratamento só pode ser iniciado após uma consulta com o ortodontista, onde ele irá avaliar a real necessidade, as expectativas do cliente e solicitar os exames necessários para o estudo do caso. Nesse estudo personalizado são traçados o diagnóstico, os objetivos do tratamento e por fim o planejamento.

Uma consulta de retorno é marcada para que o cliente esteja a par do planejamento / estudo feito para ele e, após o entendimento e concordância, será dado início à execução do tratamento. Normalmente as consultas de acompanhamento são mensais e nelas são realizadas as ativações necessárias para o bom andamento do tratamento.

Aparelho Metálico Convencional X Autoligado

Aparelhos convencionais ou tradicionais são os aparelhos mais antigos e simples da família. São aparelhos mais baratos e, portanto, os mais comumente encontrados. Sua característica e reconhecimento se dá pela necessidade das ligaduras, que são aquelas borrachinhas coloridas. Essas ligaduras são necessárias nesse sistema, porém elas geram atrito ao encostar nos arcos, o que é prejudicial ao tratamento. O atrito diminui o deslize durante a movimentação. Outra desvantagem da utilização de ligaduras é o maior acúmulo de placa bacteriana.

Aparelhos autoligados por sua vez, são aparelhos mais avançados tecnologicamente quando comparados aos aparelhos fixos convencionais, cujas ligaduras (borrachinhas) são substituídas por uma tampinha. Essa tampa, assim como as ligaduras, têm a função básica de não deixar o arco de correção sair de dentro do bracket, permitindo assim, que o arco leve os dentes para suas posições corretas.

Essa substituição diminuiu muito o atrito entre o arco e o bracket e, como vantagens da diminuição desse atrito, podemos citar:

Aparelhos Fixos Estéticos

Com o aumento da procura de tratamentos ortodônticos pelos adultos, houve uma busca por tratamentos mais estéticos possíveis, representando menor impacto nas atividades profissionais e sociais.

Uma das opções são os aparelhos fixos estéticos, que podem ser de cerâmica ou safira. Da mesma forma que os aparelhos metálicos, existem aparelhos estéticos convencionais e autoligados, com vantagens e desvantagens semelhantes as citadas anteriormente.

Aparelho Lingual

Aparelho lingual é um aparelho fixo de metal colado na superfície lingual dos dentes (parte de trás dos dentes). É outra opção de tratamento estético, pois é um aparelho extremamente discreto, indicado para adultos com grau de exigência estética muito alto, uma vez que não há nada colado na parte da frente dos dentes. É uma excelente alternativa no caso onde outras técnicas estéticas, como o Invisalign,® têm suas limitações.

Invisalign®

Invisalign® é considerado o tratamento ortodôntico mais avançado, tecnológico e revolucionário do mundo. Ele consiste de placas ou alinhadores, extremamente estéticos, que substituem todos os brackets. Alinhadores são aparelhos em forma de moldeiras quase invisíveis encaixadas aos dentes, que promovem a correção do posicionamento dentário, através da troca sucessiva dos alinhadores (cada alinhador é trocado entre 7 a 14 dias). Aliada a tecnologia Smart Force, cada placa produz pequenos movimentos, que sucessivamente corrigem todos os dentes até chegarem nas posições previamente planejadas.

Essa técnica é possível graças a tecnologias como escaneamento intrabucal e impressão 3d. Após o planejamento do ortodontista, a Invisalign® entrega o planejamento digital (Clincheck) com a previsão de todos os movimentos e do número de placas. Esse clincheck é exaustivamente conferido e assim que aprovado, as placas são confeccionadas e enviadas ao consultório do dentista, para então serem entregues ao cliente.

Quer saber mais sobre o tratamento Invisalign®?

Clique aqui para saber mais