Entenda a diferença entre prótese e implante

Quando chega a hora de procurar por ‘substitutos’ dos dentes, pode haver dúvidas entre qual opção escolher. Existem as próteses fixas, próteses móveis e os implantes. Cada caso pede uma técnica diferente, já que a saúde geral e da boca precisam ser levadas em consideração para seguir com o tratamento ideal.

As próteses fixas são recomendadas para quem perdeu um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Isso porque o molde precisa de outros dentes para servir de pilar e ser fixado. No caso da prótese móvel, a famosa dentadura substitui toda a arcada perdida. Já o implante, pode substituir um dente ou a arcada inteira. A técnica consiste em colocar um pino dentro do osso e, em cima dele, colocar o dente artificial.

Durabilidade

Os implantes saem na frente quando o quesito é durabilidade. Com higiene bucal adequada, já houve implantes que duraram 24 anos, contra cinco da dentadura.

Custo


O valor do tratamento vai variar de acordo com o número de dentes que precisa ser reposto e o tipo de tratamento, prótese removível, ou prótese fixa sobre implantes.

Manutenção
Tanto com próteses removíveis quanto com implantes, pacientes devem ir ao dentista de seis em seis meses. De acordo com o grau de comprometimento e higiene, pode passar para 1 vez ao ano.

Vantagens e desvantagens

Prótese móvel (dentadura)
Vantagens: é removível, então a limpeza ocorre fora da boca. O custo também é menor.
Desvantagens: é removível, o que pode prejudicar a segurança social e conferir menor potência mastigatória, consequentemente pode gerar desconforto ao mastigar. Como o osso não é estimulado pelos dentes, há a reabsorção da estrutura óssea.

Prótese fixa
Vantagens: como é fixa, dá mais confiança para quem a usa, super estética. E em relação a valor, se assemelha ao custo do implante, podendo ser maior ou menor, de acordo com o numero de dentes a ser reposto.
Desvantagens: o profissional precisa desgastar outros dentes para que sirvam de pilar.

Implante
Vantagens: estabilidade muito maior, potência mastigatória muito mais significativa, a pessoa se alimenta melhor e tem mais segurança social.
Desvantagens: vai ser submetido a procedimento cirúrgico. Em relação a custo, é mais alto do que uma prótese removível, mas bem semelhante a prótese fixa.

Fonte: Site: www.terra.com.br, 2013-12-13