Os cuidados diários com a higiene bucal desempenham um papel fundamental na prevenção de incômodos e doenças periodontais, em especial, a gengivite e a periodontite. Além disso, é importante recorrer periodicamente a procedimentos feitos em consultório, como a limpeza e raspagem de tártaro.
Limpeza Dental: Como é feita?
Ter em mente o que é limpeza dental e como ela é realizada pode facilitar a experiência do paciente no consultório odontológico.
A limpeza deve ser realizada periodicamente e os intervalos devem ser definidos de acordo com cada caso.
1ª etapa: Raspagem Supra Gengival, ou seja, na parte do dente visível, acima da gengiva:
Pode ser feita com o aparelho de ultrasson e/ou de forma manual com as curetas periodontais. Nesta etapa o tártaro, que é a placa calcificada, é removida.
2ª etapa: Jato de Bicarbonato
Após a raspagem, se o paciente tiver muito pigmento nos dentes, é utilizado um jato de bicarbonato: uma solução de água e bicarbonato de sódio de alta pressão para remover impurezas e alguns pigmentos provenientes do cigarro, vinho e café.
3ª etapa: Profilaxia
A profilaxia é realizada com escova de Robson ou taça de borracha e pasta profilática, que é mais abrasiva do que as pastas utilizadas normalmente, é como se fosse uma escovação com uma escova elétrica.
4ª etapa: Aplicação Tópica de Flúor
Por último, aplica-se o flúor nos dentes, que ajuda na prevenção contra cáries e atua também diminuindo a sensibilidade
O que é a Raspagem Subgengival?
Quando o paciente possui tártaro na raiz, ou seja, abaixo do nível da gengiva, é muito importante que faça uma raspagem mais profunda. Esse procedimento é realizado pelo Periodontista, que é o dentista especialista no tratamento das gengivas e está altamente relacionado a doença periodontal, onde encontramos além do tártaro coberto pela gengiva, a inflamação gengival, perda óssea e em casos mais avançados a mobilidade dos dentes.
Quando o paciente apresenta doença periodontal, esse procedimento deve ser realizado com periodicidade a ser determinada pelo dentista, é necessária anestesia e geralmente se faz por etapas ou regiões.
Fonte:
Dra. Priscila Hiromi Ishisaki
CRO – RJ 35.119
Graduada na UFRJ em 2007