A Alimentação Pode Realmente Escurecer os Dentes?

A Alimentação Pode Realmente Escurecer os Dentes?

escurecimento dos dentes pode estar associado a uma série de fatores – dentre eles, a alimentação. Além de manter uma higiene bucal adequada, entender o que escurece os dentes é importante para prevenir o incômodo e garantir um sorriso saudável e branquinho.

Quais alimentos escurecem os dentes? 

Talvez você já tenha ouvido falar que o consumo excessivo de alimentos como chocolate, vinho tinto e café escurece os dentes. Este manchamento extrínseco ocorre pelo acúmulo de pigmentos oriundos da alimentação na superfície do esmalte dental. A intensidade e a frequência do consumo é que vão determinar a quantidade e a extensão da pigmentação.

Como prevenir as manchas?

Com os cuidados adequados, é possível prevenir as manchas nos dentes sem deixar de lado o consumo de alimentos com pigmentação escura, como café e vinho tinto, por exemplo. A recomendação é que após comer ou ingerir bebidas que contenham pigmentos, faça-se uma boa higiene bucal. O uso do fio dental e a escovação remove fisicamente todos os restos alimentares que se situam sobre e entre os dentes. Lembrando que depois de tomar sucos e bebidas ácidas é preciso aguardar meia hora para que haja a neutralização do pH bucal e, assim, evitar a erosão ácida.

Como remover as manchas?

O tratamento consiste na remoção mecânica destas manchas através da raspagem (manual ou com ultrassom odontológico), jato de bicarbonato e a profilaxia profissional.

A alimentação não é a única causa do escurecimento dentário!

O consumo excessivo de alimentos com pigmentação escura aliado à higiene bucal incorreta é apenas uma das causas do escurecimento extrínseco dos dentes. O tabagismo é outra fonte de pigmentação extrínseca, em que o alcatrão (componente do tabaco), ao dissolver-se na saliva, consegue manchar os dentes por sua deposição nas áreas de fissuras e fóssulas dentais.

E o uso de medicamentos que contenham íons, tais como ferro, iodo, cádmio, sulfetos, cobre, nitrato de prata, manganês, fluoreto estanhoso, clorexidina e os antibióticos das tetraciclinas (utilizados durante a fase de desenvolvimento dentário, na gravidez e/ou início da infância) também são responsáveis por esse tipo de manchas.

Fonte: Sorrisologia